Psicoterapia Cognitivo-Comportamental


Psicoterapia Cognitivo-Comportamental


Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento e comportamento, tem um foco, e é baseada em evidências científicas, comprovadas em estudos empíricos. Entende como o ser humano interpreta, pensa e sente a respeito das situações que acontecem, e então os comportamentos decorrentes que tem diante destas. Sendo assim, analisa pensamentos, emoções e comportamentos diante de algo que lhe ocorre. Corrigindo pensamentos errados, chamados distorcidos, ensinando formas mais assertivas de enfrentar as situações, proporcionando mais equilíbrio, saúde mental e qualidade de vida.

Ansiedade

É um distúrbio que causa nervosismo, irritação, fadiga, tensão muscular, dificuldade de concentração e preocupação constante, gerando prejuízo no dia-a-dia da pessoa.

Depressão

A Depressão afeta negativamente como você se sente, gerando sentimentos de tristeza recorrente, perda de prazer nas atividades, baixa autoestima e perda de energia.

Habilidade Sociais

As habilidades sociais auxiliam a expressar seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada. Hoje em dia, o desenvolvimento destas habilidades são extremamente importantes para as áreas: profissional, pessoal e de relacionamentos.

Síndrome do Pânico

É um Transtorno de Ansiedade que gera ataques de medo intenso repentinos, de que algo ruim aconteça, mesmo não tendo motivo para isso, estes ataques envolvem: dificuldades na respiração, aceleração no batimento cardíaco, tensão muscular, sudorese e sensação de morte iminente. Muitas pessoas confundem com ataque cardíaco ou derrame, por isso a importância da consulta de um profissional da área de psicologia, quando não há exames médicos que evidenciam tais condições médicas.

Transtornos Alimentares

A disfunção alimentar se define por padrões de comportamentos alimentares que afetam negativamente a saúde física e mental da pessoa. Temos a Compulsão Alimentar, a Bulimia e Anorexia Nervosa, que geram baixa autoestima, culpa, distorção da imagem corporal e maus hábitos alimentares.

Fobias

A Fobia é um medo persistente e irracional de algum objeto, animal, atividade ou situação que representa pouco ou nenhum perigo real, mas mesmo assim causa medo extremo, gerando enorme ansiedade.

Estresse

Toda situação nova gera adaptação, porém quando não estamos conseguindo nos adaptar a demanda que temos que enfrentar, isso nos gera estresse, que causa desgaste, alterações no humor, sono e apetite. Desenvolver estratégias para lidar com o estresse seja no trabalho ou na vida pessoal, é importante para enfrentar as situações com qualidade de vida, sem afetar sua saúde mental.

Compulsão

A compulsão é um impulso irresistível que leva a pessoa a realizar determinado ato ou comportar-se de determinada maneira, sem considerar as consequências deste, gerando prejuízos na vida da pessoa, seja no âmbito financeiro, trabalho ou relacionamentos. As compulsões podem ser por alimento, jogos (incluindo no computador), trabalho excessivo, compras ou por atividade física (a chamada vigorexia).

Déficit de Atenção e Hiperatividade

O TDAH é um transtorno que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, dificuldade em guardar informações na memória, planejamento, hiperatividade-impulsividade e inquietude. Seu diagnóstico é importante para elaborar estratégias de forma a diminuir os prejuízos causados pelo transtorno.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

É um distúrbio de ansiedade, que causa obsessões no pensamento e imagens intrusivas assim como indesejadas. Gera comportamentos repetitivos, rituais ou evitações que a pessoa se sente compelida a executar de acordo com regras, aliviando assim, o medo, e desconforto momentaneamente. Pode haver medo de contaminação, preocupação com limpeza e simetria ou pensamentos agressivos e proibidos.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático ocorre a decorrência da pessoa ter sofrido ou mesmo testemunhado atos violentos ou situações traumáticas, ocasionando pesadelos e flashbacks do ocorrido, a pessoa também evita situações ou pessoas que lembrem a situação, apresentam ansiedade, irritação e dificuldade de concentração.

Transtornos de Personalidade

Classifica-se nos transtornos de Personalidade um grupo de transtornos com traços comportamentais, de pensamento e emocionais semelhantes como: dificuldade de relacionamento interpessoal e inflexibilidade. Essas características geram sofrimento significativo nas pessoas com Transtorno de Personalidade. Alguns dos transtornos de personalidade são: Borderline, Histriônica, Paranóide e Esquizotípica. A terapia auxilia no autoconhecimento, promove comportamentos assertivos, melhorando os relacionamentos interpessoais, área pessoal e ocupacional, proporcionando mais equilíbrio e bem-estar.

parallax background

Agende uma Consulta com um Especialista!

AGENDAMENTO