Você sabia que o Brasil tem a maior taxa de pessoas que sofrem os impactos da ansiedade no mundo?
De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, os fatores socioeconômicos como Desemprego, Recessão e o estilo de vida fazem com que suba o número de pessoas com o Transtorno de Ansiedade, principalmente nas grandes cidades.
Para começar, na Ansiedade, a pessoa é acometida por problemas de concentração, preocupações excessivas e dificuldades do sono.
E geralmente, isso acarreta em prejuízos no desempenho no trabalho e também na vida pessoal.
Além dos sintomas da Ansiedade, sintomas de Estresse e Depressão também podem vir associados:
“Sinto tensão, parece que qualquer movimento em falso que eu der, algo desastroso irá acontecer.”
“Tenho taquicardia, sudorese, tremor, calor, dor de estômago e dificuldades para respirar, tento simplesmente agir normalmente, mas as sensações aqui dentro são tão intensas… não sou eu que controlo… e de repente, tudo isso de novo aqui dentro. É exaustivo.”
Infelizmente, relatos como esse acima, são comuns de quem vive com o Transtorno.
Então, cada pessoa reage de forma diferente as situações da vida, dentro e fora do trabalho, dependendo de sua personalidade, suas heranças genéticas (diagnósticos de Transtornos na família), seus valores e crenças que tem com relação ao papel da família e trabalho, além do ambiente a qual esta pessoa está inserida.
Por isso, é fundamental conhecer a si mesmo, como você reage aos estímulos a que está submetido.
E também, como você processa os impactos dos eventos em sua vida, as reações em seu corpo, é essencial para lidar e controlar essa tensão.
O processo psicoterapêutico favorece no autoconhecimento sobre a forma como você reage às situações estressantes, seu limite de tolerância e exigência.
Na avaliação de sua qualidade de vida, assim como na busca de uma convivência mais harmoniosa nas relações com pares e grupos, reduzindo o impacto de situações conflitantes que vivenciamos no nosso trabalho e vida pessoal, melhorando nossa saúde física e mental.
Portanto, se você sofre de ansiedade, recomendo que procure um terapeuta o quanto antes.
Sem, dúvida, isso vai ajudar muito a melhorar sua qualidade de vida.