A Depressão em geral, afeta o humor psicológico da pessoa assim como a saúde por completo: o corpo, os pensamentos e a forma de compreender e se relacionar com o mundo. E é Conhecendo a Depressão, que podemos obter cura ou melhora para ela.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão situa-se em 4º lugar entre as principais causas de ônus, respondendo por 4,4% dos ônus acarretados por todas as doenças durante a vida. Ocupa 1º lugar quando considerado o tempo vivido com incapacitação ao longo da vida (11,9%).
Geralmente, faz com que o indivíduo seja acometido por uma sensação de tristeza profunda, há falta de energia, desânimo e desinteresse nas atividades em geral.
Infelizmente, dependendo do grau da depressão, até mesmo as coisas que a pessoa mais gostava de fazer se tornam extremamente cansativas.
A tristeza comum geralmente tem um motivo claro e assim que ele é resolvido ou se consegue aceitá-lo, ela vai embora, a tristeza costuma então ser passageira e transitória.
Na depressão, a pessoa geralmente não consegue lembrar o que motivou a tristeza, as pessoas com depressão costumam relatar que é uma sensação de angústia, que não sentem vontade de fazer nada, e que não sabem o porquê sentem-se dessa forma.
Para cada pessoa, os sintomas irão variar: em algumas ela causa sono excessivo em outras, ela gera insônia, alguns perdem o apetite, outros passam a comer demais, ganhando vários quilos em pouco tempo.
A pessoa não necessariamente apresenta todos os sintomas, mas alguns deles e principalmente o desânimo e tristeza constante que não vai embora.
A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental auxilia em identificar a principal causa da Depressão.
Portanto, ela também é fundamental para o paciente aprender como melhorar, conhecendo a depressão e como ela atua.
No tratamento são trabalhados os pensamentos negativos, assim como a resolução de problemas e habilidades sociais, fazendo com que a pessoa enxergue soluções aumentando a assertividade na solução destes.